Tapioca deliciosa é fácil de fazer |
Do tupi tïpï'og que significa Coágulo / sedimento, dado à junção da goma da mandioca em pó pela água e calor.
Rapaiz, taí uma coisa que deixa qualqué um "doidjo" e "sastifeito": A tapioca, recheada do que quiser. Geralmente de coco com leite condensado, ou salgada com manteiga de litro ou carne de sol / sertão / seca
Bora lá aprender ?
polvilho umedecido |
O segredo da tapioca é umedecer a farinha adequadamente antes do uso, diz-se que para cada 1 kilo de polvilho doce, 1 litro de agua para umedecer.
Outro segredo, faz uma "sujêra da porra" (desculpe o palavreado) mas eu estou dando o clima na receita rrsrs
Para a tapioca em si só vai precisar de:
O recheio fica por tua conta, nessa receita eu coloquei 1 lâmina de mussarela e requeijão (sou louco por queijo!) e 1 gotona de geleia de cacau (do mel do cacau - não tem nada haver com chocolate!)
Modo de Preparo:
- Despeje o polvilho doce em uma tigela grande
- Misture água aos pouquinhos vá misturando bem com a ponta dos dedos, até obter uma farinha úmida e com pequenas pelotinhas.
- Peneire transferindo para outra tigela
Coloque água aos poucos, se seu polvilho começar a "derreter" é sinal q tem água "por demais" coloque mais polvilho (pouco a pouco) e vá misturando novamente até obter os floquinhos (pedrinhas).
3. Aqueça uma frigideira brevemente em fogo baixo
4. Utilizando uma peneira (de preferência de alumínio) peneire a farinha umedecida cobrindo o fundo da frigideira até que não veja mais nenhum ponto escuro do fundo (quanto mais farinha, mais pesadinha e grossa a tapioca)
5. Com as costas de uma colher ou espátula espalhe delicadamente o polvilho de cima, nivelando
6. Sentindo que a tapioca esta firme e toda juntinha, vire-a assando um pouco do outro lado (tudo sempre em fogo médio / baixo)
8. aproveite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário